Cartilha para pais: Eu acho que tenho uma criança perfeccionista! E agora?

Criamos essa cartilha para ajudar pais, professores e profissionais que lidam com crianças a navegar o mundo do perfeccionismo infantil.

Se esta cartilha chegou até você, provavelmente você tem filhos ou convive diariamente com crianças. E você pode ter ouvido o professor dizer que sua criança “faz tudo perfeitinho” e que gosta de organizar as coisas. Ou já presenciou momentos de choro quando a criança cometeu um erro ou ficou muito frustrada quando as coisas não saíram do jeito que ela queria.

Na linguagem comum, usamos o termo “perfeccionista” para nos referir a pessoas que se preocupam demais com detalhes e ordem, que gostam de fazer as coisas de um jeito particular ou mesmo que se incomodam demais quando algo sai do planejado. O termo pode ser usado como um elogio ou uma crítica de acordo com o contexto, justamente porque há aspectos bons e aspectos ruins em ser perfeccionista. E com as crianças não é diferente.

Mesmo na infância o perfeccionismo vai trazer comportamentos que são socialmente aprovados (como entregar o dever de casa sem uma vírgula fora do lugar) e também comportamentos que trazem sofrimento para a pessoa (como gastar três vezes mais tempo fazendo o dever por ter que corrigir e recorrigir cada uma das respostas). Alguns pais podem não saber como agir diante uma criança que quer ser perfeita em tudo e não consegue lidar com os erros naturais da vida. Outros podem se preocupar porque sua criança está sofrendo com os mesmos comportamentos perfeccionistas que eles mesmo têm.

Assim, criamos essa cartilha para ajudar pais, professores e profissionais que lidam com crianças a navegar o mundo do perfeccionismo infantil. Vamos esclarecer o que é exatamente o perfeccionismo, se esta é uma característica boa ou ruim, como a relação dos pais com os filhos e determinados ambientes contribuem para o perfeccionismo, assim como de que formas podemos ajudar as crianças perfeccionistas!


Sobre as autoras:

Marcela Mansur-Alves

Psicóloga. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Doutora em Neurociências. Professora e orientadora de mestrado e doutorado no Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento [UFMG]. Atua com temáticas associadas à personalidade e saúde mental; avaliação psicológica.


Ana Luiza Ferreira Inácio

Psicóloga formada pela UFMG e atualmente mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (UFMG). Atua em intervenção comportamental com crianças na primeira e segunda infância com TEA, TDAH e outras questões complexas de desenvolvimento.


Ana Letícia Senobio dos Santos

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e atualmente mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). Participante do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS-UFMG), realiza pesquisas na área do perfeccionismo e intervenções cognitivas.


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